quinta-feira, 12 de julho de 2012

Os Malandros


OS MALANDROS

OS MALANDROS TÊM COMO PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DE IDENTIFICAÇÃO, A MALANDRAGEM, O AMOR PELA NOITE, PELA MÚSICA, PELO JOGO, PELA BOEMIA E UMA ATRAÇÃO PELAS MULHERES(PRINCIPALMENTE PELAS PROSTITUTAS, MULHERES DA NOITE, ETC...). ISSO QUER DIZER QUE EM VÁRIOS LUGARES DE CULTURAS E CARACTERÍSTICAS REGIONAIS COMPLETAMENTE DIFERENTES, SEMPRE HAVERÁ UM MALANDRO. O MALANDRO DE PERNAMBUCO, DANÇA CÔCO, XAXADO, PASSA A NOITE INTEIRA NO FORRÓ; NO RIO DE JANEIRO ELE VIVE NA LAPA, GOSTA DE SAMBA E PASSA SUAS NOITES NA GAFIEIRA. ATITUDES REGIONAIS BEM DIFERENTES, MAS QUE MARCAM EXATAMENTE A FIGURA DO MALANDRO.
NO RIO DE JANEIRO APROXIMOU-SE DO ARQUÉTIPO DO ANTIGO MALANDRO DA LAPA, CONTADO EM HISTÓRIAS, MÚSICAS E PEÇAS DE TEATRO. ALGUNS QUANDO SE MANIFESTAM SE VESTEM A CARÁTER. TERNO E GRAVATA BRANCOS. MAS A MAIORIA, GOSTA MESMO É DE ROUPAS LEVES, CAMISAS DE SEDA, E JUSTIFICAM O GOSTO LEMBRANDO QUE: “A SEDA, A NAVALHA NÃO CORTA”. NAVALHA ESTA QUE LEVAVAM NO BOLSO, E QUANDO BRIGAVAM, JOGAVAM CAPOEIRA (RABOS-DE-ARRAIA, PERNADAS), ÀS VEZES ARRANCAVAM OS SAPATOS E PRENDIAM A NAVALHA ENTRE OS DEDOS DO PÉ, VISANDO ATINGIR O INIMIGO. BEBEM DE TUDO, DA CACHAÇA AO WHISKY, FUMAM NA MAIORIA DAS VEZES CIGARROS, MAS UTILIZAM TAMBÉM O CHARUTO. SÃO CORDIAIS, ALEGRES, DANÇAM A MAIOR PARTE DO TEMPO QUANDO SE APRESENTAM, USAM CHAPÉUS AO ESTILO PANAMÁ.
PODEM SE ENVOLVER COM QUALQUER TIPO DE ASSUNTO E TÊM CAPACIDADE ESPIRITUAL BASTANTE ELEVADA PARA RESOLVÊ-LOS, PODEM CURAR, DESAMARRAR, DESMANCHAR, COMO PODEM PROTEGER E ABRIR CAMINHOS. TÊM SEMPRE GRANDES AMIGOS ENTRE OS QUE OS VÃO VISITAR EM SUAS SESSÕES OU FESTAS.
EXISTEM TAMBÉM AS MANIFESTAÇÕES FEMININAS DA MALANDRAGEM, MARIA NAVALHA É UM BOM EXEMPLO. MANIFESTA-SE COMO CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES AOS MALANDROS, DANÇA, SAMBA, BEBE E FUMA DA MESMA MANEIRA. APESAR DO ASPECTO, DEMONSTRAM SEMPRE MUITA FEMINILIDADE, SÃO VAIDOSAS, GOSTAM DE PRESENTES BONITOS, DE FLORES PRINCIPALMENTE VERMELHAS E VESTEM-SE SEMPRE MUITO BEM.
AINDA QUE TRATADO MUITAS VEZES COMO EXU, OS MALANDROS NÃO SÃO EXUS. ESSA IDÉIA EXISTE PORQUE QUANDO NÃO SÃO HOMENAGEADOS EM FESTAS OU SESSÕES PARTICULARES, MANIFESTAM-SE TRANQÜILAMENTE NAS SESSÕES DE EXU E PARECEM UM DELES. OS MALANDROS SÃO ESPÍRITOS EM EVOLUÇÃO, QUE APÓS UM DETERMINADO TEMPO PODEM (CASO O DESEJEM) SE TORNAREM EXUS. MAS, DESDE O INÍCIO TRABALHAM DENTRO DA LINHA DOS EXUS.
PODE-SE NOTAR O APELO POPULAR E A SIMPLICIDADE DAS PALAVRAS E DOS TERMOS COM OS QUAIS SÃO COMPOSTOS OS PONTOS E CANTIGAS DESSAS ENTIDADES. ASSIM É O MALANDRO, SIMPLES, AMIGO, LEAL, VERDADEIRO. SE VOCÊ PENSA QUE PODE ENGANÁ-LO, ELE O DESMASCARA SEM A MENOR CERIMÔNIA NA FRENTE DE TODOS. APESAR DA FIGURA DO MALANDRO, DO JOGADOR, DO ARRUACEIRO, DETESTA QUE FAÇAM MAL OU ENGANEM AOS MAIS FRACOS. SALVE A MALANDRAGEM!
NA UMBANDA O MALANDRO VEM NA LINHA DOS EXUS, COM SUA TRADICIONAL VESTIMENTA: CALÇA BRANCA, SAPATO BRANCO(OU BRANCO E VERMELHO), SEU TERNO BRANCO, SUA GRAVATA VERMELHA, SEU CHAPÉU BRANCO COM UMA FITA VERMELHA OU CHAPÉU DE PALHA E FINALMENTE SUA BENGALA.
GOSTA MUITO DE SER AGRADADO COM PRESENTES, FESTAS, TER SUA ROUPA COMPLETA, É MUITO VAIDOSO, TEM DUAS CARACTERÍSTICAS MARCANTES:
UMA É DE SER MUITO BRINCALHÃO, GOSTA MUITO DE DANÇAR, GOSTA MUITO DA PRESENÇA DE MULHERES, GOSTA DE ELOGIÁ-LAS ,ETC...

Nenhum comentário:

Postar um comentário