quinta-feira, 12 de julho de 2012

Os Malandros


OS MALANDROS

OS MALANDROS TÊM COMO PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DE IDENTIFICAÇÃO, A MALANDRAGEM, O AMOR PELA NOITE, PELA MÚSICA, PELO JOGO, PELA BOEMIA E UMA ATRAÇÃO PELAS MULHERES(PRINCIPALMENTE PELAS PROSTITUTAS, MULHERES DA NOITE, ETC...). ISSO QUER DIZER QUE EM VÁRIOS LUGARES DE CULTURAS E CARACTERÍSTICAS REGIONAIS COMPLETAMENTE DIFERENTES, SEMPRE HAVERÁ UM MALANDRO. O MALANDRO DE PERNAMBUCO, DANÇA CÔCO, XAXADO, PASSA A NOITE INTEIRA NO FORRÓ; NO RIO DE JANEIRO ELE VIVE NA LAPA, GOSTA DE SAMBA E PASSA SUAS NOITES NA GAFIEIRA. ATITUDES REGIONAIS BEM DIFERENTES, MAS QUE MARCAM EXATAMENTE A FIGURA DO MALANDRO.
NO RIO DE JANEIRO APROXIMOU-SE DO ARQUÉTIPO DO ANTIGO MALANDRO DA LAPA, CONTADO EM HISTÓRIAS, MÚSICAS E PEÇAS DE TEATRO. ALGUNS QUANDO SE MANIFESTAM SE VESTEM A CARÁTER. TERNO E GRAVATA BRANCOS. MAS A MAIORIA, GOSTA MESMO É DE ROUPAS LEVES, CAMISAS DE SEDA, E JUSTIFICAM O GOSTO LEMBRANDO QUE: “A SEDA, A NAVALHA NÃO CORTA”. NAVALHA ESTA QUE LEVAVAM NO BOLSO, E QUANDO BRIGAVAM, JOGAVAM CAPOEIRA (RABOS-DE-ARRAIA, PERNADAS), ÀS VEZES ARRANCAVAM OS SAPATOS E PRENDIAM A NAVALHA ENTRE OS DEDOS DO PÉ, VISANDO ATINGIR O INIMIGO. BEBEM DE TUDO, DA CACHAÇA AO WHISKY, FUMAM NA MAIORIA DAS VEZES CIGARROS, MAS UTILIZAM TAMBÉM O CHARUTO. SÃO CORDIAIS, ALEGRES, DANÇAM A MAIOR PARTE DO TEMPO QUANDO SE APRESENTAM, USAM CHAPÉUS AO ESTILO PANAMÁ.
PODEM SE ENVOLVER COM QUALQUER TIPO DE ASSUNTO E TÊM CAPACIDADE ESPIRITUAL BASTANTE ELEVADA PARA RESOLVÊ-LOS, PODEM CURAR, DESAMARRAR, DESMANCHAR, COMO PODEM PROTEGER E ABRIR CAMINHOS. TÊM SEMPRE GRANDES AMIGOS ENTRE OS QUE OS VÃO VISITAR EM SUAS SESSÕES OU FESTAS.
EXISTEM TAMBÉM AS MANIFESTAÇÕES FEMININAS DA MALANDRAGEM, MARIA NAVALHA É UM BOM EXEMPLO. MANIFESTA-SE COMO CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES AOS MALANDROS, DANÇA, SAMBA, BEBE E FUMA DA MESMA MANEIRA. APESAR DO ASPECTO, DEMONSTRAM SEMPRE MUITA FEMINILIDADE, SÃO VAIDOSAS, GOSTAM DE PRESENTES BONITOS, DE FLORES PRINCIPALMENTE VERMELHAS E VESTEM-SE SEMPRE MUITO BEM.
AINDA QUE TRATADO MUITAS VEZES COMO EXU, OS MALANDROS NÃO SÃO EXUS. ESSA IDÉIA EXISTE PORQUE QUANDO NÃO SÃO HOMENAGEADOS EM FESTAS OU SESSÕES PARTICULARES, MANIFESTAM-SE TRANQÜILAMENTE NAS SESSÕES DE EXU E PARECEM UM DELES. OS MALANDROS SÃO ESPÍRITOS EM EVOLUÇÃO, QUE APÓS UM DETERMINADO TEMPO PODEM (CASO O DESEJEM) SE TORNAREM EXUS. MAS, DESDE O INÍCIO TRABALHAM DENTRO DA LINHA DOS EXUS.
PODE-SE NOTAR O APELO POPULAR E A SIMPLICIDADE DAS PALAVRAS E DOS TERMOS COM OS QUAIS SÃO COMPOSTOS OS PONTOS E CANTIGAS DESSAS ENTIDADES. ASSIM É O MALANDRO, SIMPLES, AMIGO, LEAL, VERDADEIRO. SE VOCÊ PENSA QUE PODE ENGANÁ-LO, ELE O DESMASCARA SEM A MENOR CERIMÔNIA NA FRENTE DE TODOS. APESAR DA FIGURA DO MALANDRO, DO JOGADOR, DO ARRUACEIRO, DETESTA QUE FAÇAM MAL OU ENGANEM AOS MAIS FRACOS. SALVE A MALANDRAGEM!
NA UMBANDA O MALANDRO VEM NA LINHA DOS EXUS, COM SUA TRADICIONAL VESTIMENTA: CALÇA BRANCA, SAPATO BRANCO(OU BRANCO E VERMELHO), SEU TERNO BRANCO, SUA GRAVATA VERMELHA, SEU CHAPÉU BRANCO COM UMA FITA VERMELHA OU CHAPÉU DE PALHA E FINALMENTE SUA BENGALA.
GOSTA MUITO DE SER AGRADADO COM PRESENTES, FESTAS, TER SUA ROUPA COMPLETA, É MUITO VAIDOSO, TEM DUAS CARACTERÍSTICAS MARCANTES:
UMA É DE SER MUITO BRINCALHÃO, GOSTA MUITO DE DANÇAR, GOSTA MUITO DA PRESENÇA DE MULHERES, GOSTA DE ELOGIÁ-LAS ,ETC...

Equilíbrio



Para sentir-se preenchido tens que ser estável.
Para ser estável é necessário equilíbrio.
O equilíbrio entre :
Ser alegre, e não inconveniente.
Ser sincero, e não machucar.
Ser firme nas idéias, e não arrogante.
Ser humilde, e não submisso.
Ser rápido, e não impreciso.
Ser contente, e não complacente
Ser despreocupado, e não descuidado.
Ser amoroso, e não apegado

Ser pacífico, e não passivo
Ser disciplinado, e não rígido.
Ser flexível, e não frouxo.
Ser comunicativo, e não exagerado.
Ser obediente e não cego.
Ser doce, e não melado.
Ser moldável, e não tolo.
Ser introspectivo, e não enclausurado.
Ser determinado, e não teimoso.
Ser corajoso , e não agressivo.

Tenha equilibrio emocional, viva com coerência,

sejas sincero, honesto, digno...

que só terás vitória na vida.


Momento para Refletir

reflexao - Recados e Imagens (2463)

segunda-feira, 9 de julho de 2012

FIQUEM DE OLHOS BEM ABERTOS!!!!
SEXTA-FEIRA NÃO PERCAM O PROGRAMA MAIS ROCK IN ROLL DA MACUMBA!
SÓ ENTRAR NO GOOGLE E PEDIR PARA BUSCAR: RADIO MAR ABERTO FM E SÓ ENTRAR NO LINK.
DE 20 AS 22 HORAS - "OS ENCANTOS E A MAGIA DA UMBANDA E DO CANDOMBLÉ"
COM DIREÇÃO DE EDEMILSON DE SANGÓ.
PARTICIPEM POR:
E-MAIL: ASE.ALADO@GMAIL.COM
POR TELEFONE (22) 2661-2954
VOCÊS PARTICIPAM DE SORTEIOS NO DIA E NO FINAL DO MÊS.
NÃO PERCAM A CHANCE DE PARTICIPAR AO VIVO DO PROGRAMA MAIS QUENTE DE SEXTA-FEIRA.

Boa Noite!

bn23.gif

Oyá/Yansan



Oyá / Yansan

Filha de Nanã. Ela é a deusa dos ventos, das tempestades, dos tufões, dos elementos aéreos ligados ao relâmpago (ar + movimento = ao fogo). É a deusa do rio Níger da África que em iorubá, chama-se Odò Oya. Comanda os eguns (os mortos). Extrovertida e sensual como poucas. Foi a primeira esposa de Xangô. Tinha um temperamento ardente e impetuoso. Destemida, justiceira e guerreira, não teme a nada.

Registram-se, em literatura, 17 qualidades sendo as mais conhecidas: Oya, Onyra, Bagam, Egunita, Benek, Cenou, Bomini e Muriai, a Iansã-do-Bale que preside a festa dos Egun).


Lendas


... ventos e eguns

Conta umas das lendas de Iansã, a primeira esposa de SÀNGÓ, teria ido, a seu mandato, a um reino vizinho buscar 3 cabaças que estava com Obalúayé. Foi dito a ela que não abrisse estas cabaças, as quais ela deveria trazer de volta a SÀNGÓ. Iansã foi e lá Obalúayè recomendou mais uma vez que não deixasse as cabaças caírem e quebrarem e, se isto acontecesse, que ela não olhasse e fosse embora. Iansã ia muito apressada e não aguentava mais segurar o segredo. Um pouco mais à frente quebrou a primeira cabaça, desrespeitando a vontade de Obalúayé. Saíram de dentro da cabaça os ventos que a levou para o céus. Quando terminaram os ventos, Iansã voltou e quebrou a segunda cabaça. Da segunda cabaça saíram os Eguns. Ela se assustou e gritou: Reiiii! Na vez da terceira cabaça SÀNGÓ chegou e pegou para si, que era a cabaça do fogo, dos raios.
Ela tinha um temperamento ardente e impetuoso. Foi a única entre as mulheres de SÀNGÓ que , no fim do seu reinado, o seguiu em sua fuga para Tapá. Quando ele recolheu-se para baixo da terra em Cosso, ela fez o mesmo em Yiá.

... a ira da mulher búfalo

Ogum foi caçar na floresta, como fazia todos os dias. De repente, um búfalo veio em sua direção rápido como um relâmpago; notando algo de diferente no animal, ogum tratou de segui-lo. O búfalo parou em cima de um formigueiro, baixou a cabeça e despiu sua pele, transformando-se numa linda mulher. Era yansan, coberta por belos panos coloridos e braceletes de cobre. Yansan fez da pele uma trouxa, colocou os chifres dentro e escondeu-a no formigueiro, partindo em direção ao mercado, sem perceber que ogum tinha visto tudo. Assim que ela se foi, ogum se apoderou da trouxa, guardando-a em seu celeiro.

Depois foi a cidade, e passou a seguir a mulher até que criou coragem e começou a cortejá-la. Mas como toda mulher bonita, ela recusou a corte. Quando anoiteceu ela voltou à floresta e, para sua surpresa, não encontrou a trouxa. Tornou à cidade e encontrou ogum, que lhe disse estar com ele o que procurava. Em troca de seu segredo ( pois ele sabia que ela não era uma mulher e sim animal ), yansan foi obrigada a se casar com ele; apesar disso, conseguiu estabelecer certas regras de conduta, dentre as quais proibi-lo de comentar o assunto com qualquer pessoa.

Chegando em casa, ogum explicou suas outras esposas que yansan iria morar com ele e que em hipótese alguma deveriam insultá-la. Tudo corria bem; enquanto ogum saía para trabalhar, yansan passava o dia procurando sua
trouxa.

Desse casamento nasceram nove filhos, o que despertou ciúmes das outras esposas, que eram estéreis. Uma delas, para vingar-se, conseguiu embriagar ogum e ele acabou relatando o mistério que envolvia yansan. Logo que o marido se ausentou, elas começaram a cantar: "Você pode beber, comer e exibir sua beleza, mas a sua pele está no depósito, você é um animal." Iansã compreendeu a alusão. Depois que yansan encontrou então sua pele e seus chifres. Assumiu a forma de búfalo e partiu para cima de todos, poupando apenas seus filhos.

Decidiu voltar para a floresta, mas não permitiu que os filhos a acompanhassem, porque era um lugar perigoso. Deixou com eles seus chifres e orientou-os para, em caso de perigo deveriam bater os chifres um contra o outros; com esse
sinal ela iria socorrê-los imediatamente. E por esse motivo que os chifres estão presentes nos assentamentos de yansan/oya.
... orisá do fogo
Embora tenha sido esposa de Sangô, Iansã percorreu vários reinos e conviveu com vários Reis. Foi paixão de Ogum, Osogiyan e de Esú. Conviveu e seduziu Osossi, Logun-Edé e tentou em vão relacionar - se com Obaluaê. Sobre este assunto a história conta que Iansã percorreu vários Reinos usando sua inteligência, astúcia e sedução para aprender de tudo e conhecer igualmente tudo. Em Irê, terra de Ogum foi a grande paixão do Guerreiro. Aprendeu com ele o manuseio da espada e ganhou deste o direito de usá-la. Depois partiu e foi para Oxogbo, terra de Osogiyan .Com ele aprendeu o uso do Escudo para se defender de ataques inimigos e recebeu o direito de usá-lo.Depois partiu e nas estradas deparou-se com Esú. Com ele aprendeu os mistérios do fogo e da magia. No reino de Osossi, seduziu o Deus da Caça, e aprendeu a caçar, a tirar a pele do búfalo e se transformar naquele animal com a ajuda da magia aprendida com Esú. Seduziu Logun-Odé e com ele aprendeu a pescar. Foi para o Reino de Obaluaê, pois queria descobrir seus mistérios e conhecer seu rosto. Lá chegando, insinuou-se. Mas muito desconfiado, Obaluaê perguntou o que Oya queria e ela respondeu:
-"queria ser sua amiga".

Então, fez sua Dança dos Ventos, que já havia seduzido vários reis. Contudo, sem emocionar ou sequer atrair a atenção de Obaluaê. Incapaz de seduzí-lo, Iansã procurou apenas aprender, fosse o que fosse. Assim dirigiu-se ao homem da palha:
-"Aprendi muito com os outros Reis, mas só me falta aprender algo contigo."
- "Quer mesmo aprender, Oya? Vou te ensinar a tratar dos Mortos".

Venceu seu medo com sua ânsia de aprender e com ele descobriu como conviver com os Eguns e a controlá-los. Partiu então para o Reino de Sangô, pois lá acreditava que teria o mais vaidoso dos reis e aprenderia a viver ricamente. Mas ao chegar ao reino do Rei do Trovão, Iansã aprendeu mais do que isso, aprendeu a amar verdadeiramente e com uma paixão violenta, pois Sangô dividiu com ela os poderes do raio e deu à ela seu coração. O fogo das paixões, o fogo da alegria e o que queima. Ela é o Orisá do Fogo.
... o sopro
Osogyian estava em guerra, mas a guerra não acabava nunca, tão poucas eram as armas para guerrear. Ògún fazia as armas, mas fazia lentamente. Osogyian pediu a seu amigo Ògún urgência, mas o ferreiro já fazia o possível. O ferro era muito demorado para se forjar e cada ferramenta nova tardava como o tempo. Tanto reclamou Osaguiã que Oyá, esposa do ferreiro, resolveu ajudar Ògún a apressar a fabricação.
Oyá se pôs a soprar o fogo da forja de Ògún e seu sopro avivava intensamente o fogo e o fogo aumentado de calor derretia o ferro mais rapidamente. Logo Ògún pode fazer muitas armas e com as armas Osogyian venceu a guerra. Osogyian veio então agradecer Ògún. E na casa de Ògún enamorou-se de Oyá. Um dia fugiram Osogyian e Oyá, deixando Ògún enfurecido e sua forja fria. Quando mais tarde Osogyian voltou à guerra e quando precisou de armas muito urgentemente, Oyá teve que voltar a avivar a forja. E lá da casa de Osogyian, onde vivia, Oyá soprava em direção à forja de Ògún. E seu sopro atravessava toda a terra que separava a cidade de Osogyian da de Ògún. E seu sopro cruzava os ares e arrastava consigo pó, folhas e tudo o mais pelo caminho, até chegar às chamas com furor atiçava. E o povo se acostumou com o sopro de Oyá cruzando os ares e logo o chamou de vento. E quanto mais a guerra era terrível e mais urgia a fabricação das armas, mais forte soprava Oyá a forja de Ògún. Tão forte que às vezes destruía tudo no caminho, levando casas, arrancando árvores, arrasando cidades e aldeias.
O povo reconhecia o sopro destrutivo de Oyá e o povo chamava a isso tempestade.
... respeito
Oiá desejava ter filhos, mas não podia conceber Oiá foi consultar um babalaô e ele mandou que ela fizesse um ebó. Ela deveria oferecer um carneiro, um agutã, muitos búzios e muitas roupas coloridas. Oiá fez o sacrifício e teve nove filhos. Quando ela passava, indo em direção ao mercado, o povo dizia:
"Lá vai Iansã".
Lá ia Iansã, que quer dizer mãe nove vezes.E lá ia ela toda orgulhosa ao mercado vender azeite-de-dendê. Oiá não podia ter filhos, mas teve nove, depois de sacrificar um carneiro, e em sinal de respeito por seu pedido atendido Iansã, a mãe de nove filhos, nunca mais comeu carneiro.
... corajosa e atrevida
Certa vez houve uma festa com todas as divindades presentes. Omulu-Obaluaê chegou vestindo seu capucho de palha. Ninguém o podia reconhecer sob o disfarce e nenhuma mulher quis dançar com ele. Só Oiá, corajosa, atirou-se na dança com o Senhor da Terra. Tanto girava Oiá na sua dança que provocava vento.E o vento de Oiá levantou as palhas e descobriu o corpo de Obaluaê. Para surpresa geral, era um belo homem. O povo o aclamou por sua beleza.
Obaluaê ficou mais do que contente com a festa, ficou grato e em recompensa, dividiu com ela o seu reino. Fez de Oiá a rainha dos espíritos dos mortos. Rainha que é Oiá Igbalé, a condutora dos eguns.
Oiá então dançou e dançou de alegria para mostrar a todos seu poder sobre os mortos, quando ela dançava , agitava no ar o iruquerê, o espanta-mosca com que afasta os eguns para o outro mundo.
Rainha Oiá Igbalé, a condutora dos espíritos.
Rainha que foi sempre a grande paixão de Omulu.

A Umbanda no Rio de Janeiro







A Umbanda no RJ

Surgiu no Rio de Janeiro prescisamente em Niteroi na decada de 1920 durante uma sessão de mesa branca na casa do Sr. Zélio Morais. ela acaba de fazer 98 anos de oficialização.

Se é preciso que eu tenha um nome digam que sou o Caboclo das Sete Encruzilhadas, pois não haverá caminhos fechados para mim. Venho trazer a Umbanda, religião que harmonizará as famílias e que perdurará até o final dos séculos ...
Umbanda é a manifestação do espírito para a caridade.
"Nós aprenderemos com aqueles espíritos que souberem mais e ensinaremos os que souberem menos e a nenhum viraremos as costas ou dire­mos não!. Com estas palavras, o Caboclo das Sete Encruzilhadas, incorporado em seu médium Zélio Fernandino de Moraes, que na época contava com 17 anos, fundou a religião de Umbanda, tendo se manifestado dentro da recém fundada Federação Espírita de Niterói, no dia 15 de Novembro de 1908.

Bom Dia!


Mensagens para Orkut - Bom Dia