terça-feira, 12 de junho de 2012

Nanã de Buroquê


Nanã de Buroquê

Tão solitária, triste e sem saber para onde ir, aquela que um dia foi jovem, alegre e cheia de esperanças em um novo por vir, senta-se e espera os dias passarem na calçada erma da entrada do Reino da Paz.

De meia-idade, mas com o rosto sulcado pelas agruras do tempo, nem do frio vento ouve o lamento, pois mais fortes são os seus; mas destes se fez companheira inseparável.

No fundo do seu eu, entretanto, não morrera a esperança e, na mais doce surpresa, percebe na alameda de ciprestes sussurrantes uma serena dama, cuja imagem reflete bondade, tirando a ansiedade de todos que por ela passam.

Em sua mão traz um livro, no qual estão registrados tesouros de inigualáveis sabedorias. Chega então perto da desuludida mulher e, com voz doce mas confiante, pergunta-lhe: "Por que tanta indiferença?"

Esta, diante de tanta bondade, pede súplice que não a desampare.

Nanã responde-lhe então: "Como poderei, se sou a promessa do bem, a luz das trevas, daqueles que não sabem por onde andar?"

"Então, dá-me amor, pois bato à porta de uma nova morada, onde venho dar meu devotamento e pedir meu perdão; querida Mãe, compadece-te de mim!"

Então, atendendo aos pedidos de mais uma filha, Nanã estende-lhe as duas mãos, erquendo-a e dizendo-lhe: "Vem comigo, que te levarei ao mais tranquilo dos refúgios, pois estarás seguindo pelo caminho da grandeza espiritual."

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ìyámi Òsòròngá



O que é Ìyami Òsóròngá?

É uma divindade, um Orixá (Ser Intermediário de comunicação entre deus e os homens) na cultura Yorùbá.
Representa todo o poder e o conjunto ancestral do que é feminino. temida por muitos e reverenciada por outros tantos há muitos séculos, esta divindade é o símbolo do poder da magia, seja para o bem ou para o mal.
Ìyámi Òsòròngá é  uma força sem moralidade, é "A Senhora dos Pássaros da Noite", é "A Poderosa Mãe Ancestral que devora os seus filhotes", a qual não pode ser aplacada ou com a qual se possa barganhar. Entretantoatravés desta força, o ser humano descobriu a capacidade de utilizar determinados poderes internos e externos para sobreviver em todo e em qualquer ambiente hostil. Estas capacidades psíquicas primordiais da espécie humana associada à alta inteligência, fizeram do homem a espécie mais bem sucedida do planeta. E todos aqueles que ainda hoje conseguem esta proeza, são chamados nesta cultura de Àjé (Bruxa) ou Osó (Bruxo).
Ìyami Òsòròngá confere poderes sobre os animais e acrescenta ao ser humano qualidades extras, que podem ser conquistadas através da natureza bipolar, que é força tanto boa quanto má, ao mesmo tempo Luz e Escuridão, Beleza e Terror.
Portentosa, espantosa e temível natureza esta, que nos concede o poder, Ìyami Òsòròngá é a força anímica de todo o mundo material, é o campo psíquico gerado pela totalidade de seres vivos neste planeta, indelével mas significante entre a vida e a morte, entre a criação e a destruição, o seu fluir de viés entre mamífero e o reptílico, entre a flor e o inseto, entre a bactéria e os grandes pássaros, entre o espírito e a necrose, é o que podemos entender por Magia Funcional.

Oxalá


Oxalá
Pai, vós que fizestes nascer no chão impuro uma flor alva como vosso manto, para significar a paz; Vós que ao firmamento destes o azul do amor e o afeto, e que pusestes na vermelhidão do fogo a magia significativa da eternidade;

Vós que destes ao Sol os raios quentes e dourados para que cobrissem de riquezas a Terra de vossos filhos; Vós que cobristes as matas verdes de esperanças e fizestes brotar do solo o alimento; Vós que, na imensidão das águas do mar, mostrastes a grandiosidade do vosso poder

Tudo isso e muito mais fizestes, Pai!

Destes a vida a um ser inanimado e o chamastes de Homem; Com um só sopro, o fizestes quase à vossa semelhança, dando-lhe a faculdade de raciocínio e o livre-arbítrio para escolher uma vida própria.

Só o desprouvestes de uma coisa, a mais importante, a que todos procuram quando têm boa vontade, numa luta de muitas vidas consecutivas para assemelharem-se a vós: a tão grandiosa e almejada perfeição!

Oxalá, meu Pai, que vós nos deis sempre luz em nossa vida; alento em nossa jornada;serenidade, justiça, paz para nossos dias e cada vez mais fé em vós, onipotente Pai!