domingo, 17 de junho de 2012

Oxum é a mãe das águas doces


Oxum é a mãe das águas doces

“Num dia qualquer de minha vida, sem real por que, sentado numa pedra, fiquei a contemplar a cascata que despreocupadamente deixava sua água rolar num torvelinho cristalino; e invejei a natureza por ser dádiva divina. Foi então que se fez presente, em forma de mulher, uma figura bela, de olhar tranquilo e profundo como mais misterioso lago. Vestida de azul com reflexos celestiais, ela se aproximou de mim, dizendo que a cachoeira que eu estava ali a admirar, nada mais era do que o véu puro que encortinava sua morada.

Chorei de emoção ao ouvir-lhe a voz. Ela, porém, num gesto muito terno, ofereceu-me a ponta do seu manto, para que enxugasse meu pranto. Sem ousar olhá-la, beijei com gratidão a fímbria de sua veste, e nessa humildade encontrei a minha verdade.

Fui banhado então, não pelas águas da cachoeira, mas sim por pétalas de rosas que, com seus fluidos, fizeram-me renascer para a vida e para o amor, extirpando do meu ser todas as amarguras, fazendo-me ver nas desventuras apenas sombras fenecidas. Flamejante, senti a força de sua luz que iluminou um novo caminho, um caminho melhor, sem mágoas e sem espinhos que, para gáudio meu, era um tapete florido de minha existência, que percorreria compassos seguros sem temer, guiado por sua mão. Repentinamente a bruma da incerteza se esvaiu, dando passagem a uma visão futura com que fiquei atônito, ao ver a mim mesmo.

Uma concha dourada entreabria-se deixando que eu entrasse nela; atrás de mim, apenas restavam folhas caídas de passado outono. Elas cobriam todos os dissabores, a inveja, a calúnia e até mesmo as pessoas que foram falsas amigas. Á minha frente lá estava ela, tão divina, tão graciosa na leveza de seus encantos. Foi então que ao encontra-la, encontrei a mim mesmo, pois dentro de meu ser somente existe lugar para o amor e a harmonia.

E, mais uma vez, bendigo tê-la achado, minha mãe, Divina Oxum”.

Autor desconhecido



Oxum é a Deusa dos lagos, rios e cachoeiras. Assim como ela suas filhas são amorosas, românticas e muito apegadas à família e ao lar. E como detestam brigas, fazem de tudo para viver na mais perfeita harmonia. Oxum também pode ser invocada para todos os assuntos que estejam relacionados à maternidade. A protetora das águas doces está fortemente relacionada à sensualidade, pois é considerada a deusa da beleza. Bastante vaidosa, adora ficar se cuidando, se adimirando no espelho. Mesmo que às vezes tenha que usar da falsidade ou da esperteza, este Orixá não mede esforços para conseguir o que deseja. No Brasil, sua imagem esta relacionada ao ouro, o metal mais precioso que temos. Por ser também considerada a deusa das artes, do dinheiro e da riqueza, Oxum está associada ao luxo e requinte. Muito sentimentais, seus filhos emocionam por qualquer motivo. Na vida profissional, procuram sempre estabilidade financeira para ter tudo o que a vida pode oferecer de bom. Nas relações pessoais prezam demais a verdade e a lealdade que colocam acima de qualquer coisa na vida.

2 comentários:

  1. Poxa, muito obrigada por postar algo sobre OXUM, ela é minha mãe, linda e maravilhosa, cheia de encantos.

    ResponderExcluir
  2. SALMO 23
    Oxalá é meu Pastor, nada me faltará
    Deitar-me faz nos verdes campos de Oxossi
    Guia-me Pai Ogum mansamente nas águas tranquilas de Nanã Buruquê
    Refrigera minha alma Pai Abaluaê
    Guia-me mãe Iançã pelas veredas da justiça de Pai Xangô
    E ainda que eu ande pelo vale da sombra e da morte de Omulú
    não temerei mal algum, porque Zambi está comigo
    Pois o cajado de Oxalá é meu guia na direita e na esquerda
    Me consola mamãe Oxum
    Prepara uma mesa cheia de vida para mim, oh mãe Iemanjá
    Exú e Pomba gira afaste de mim os inimigos da caminhada
    Unge a minha coroa com o óleo consagrado de Olorum
    E o meu cálice que é meu coração transborde com a pureza de Ibejada
    E certamente, a bondade e a misericórdia de Oxalá estaram comigo por todos os dias

    ResponderExcluir