sábado, 23 de junho de 2012

Quem é Exú?


Mas então, quem é Exú?

O guardião dos caminhos,
soldado dos Pretos-velhos e Caboclos,
emissário entre os homens e os Orixás, 
lutador contra o mau, sempre de frente, sem medo, sem mandar recado.
Exu não faz o mau a ninguém, mas joga para cima de quem merece, quem realmente faz mau. Ele devolve, as vezes devolve o mau que as pessoas fazem as outras. Por isso, algumas pessoas consideram esse Orixá malvado.
Existem entidades que se dizem Exu e que fazem somente o mau em troca de presentes aos seus médiuns ou por grandes e
custosas obrigações, serviços. Não se engane,
Exu que é Exu, não faz mau, a não ser com quem merece e além disso,
quando ajuda a uma pessoa não pede nada em troca,
ele pede que a pessoa tome juí­zo, se comporte bem na vida, acredite em
Deus e tenha fé.
Existem dois portadores do nome Exu.
Um é o Orixá Exu, o outro, são os Guias chamados de Exu (espí­ritos, muitos, não mais reencarnacionais). 
Porém, esses Exus, são subordinados a um Orixá regente,
que pode ser Omulu, Xangô, Oxossi­, ...
Correntes antigas, esotéricas, montaram uma
hierarquia para os Exus (Guias), relacionando 7 (sete) Exus (Guias) principais,
considerados como os 7 (sete) chefes de Legião, que comandam e coordenam outros Exus (Falanges), sendo que cada um de seus comandados também comandam mais 7 (sete), seguindo uma ordem hierárquica de cima para baixo de 7 (sete) em 7 (sete).
São eles os 7 (sete) Exus guardiões:
Sr. Sete Encruzilhadas
Sr. Marabô
Sr. Tranca Ruas
Sr. Tiriri
Sr. Gira Mundo
Sr. Veludo
Sra. Pomba Gira
Cada um desses amigos trabalha dentro das 7
(sete) linhas da UMBANDA, lutando contra o mal e ajudando as pessoas.
Exu gosta de rir, brincar com as pessoas, dizer alguns palavrões, nem todos fazem isso, ser franco e direto, não fazem rodeios, nem mentem. Gosta de beber e fumar, ao contrário do que muitos pensam a bebida e o fumo são peças de aproximação, fazendo com que as pessoas se dentifiquem, fiquem mais descontraí­das como se estivessem em uma festa.
Caso não tenha bebida, ou fumo, ele trabalha do mesmo jeito, porque sua finalidade e ajudar aqueles que precisam.
Alguns Exus foram pessoas como: Polí­ticos, Médicos, Advogados, Trabalhadores, Vadios, Prostitutas, Pessoas comuns, Padres, etc.
Que cometeram alguma falha e escolheram, ou foram escolhidos, a vir nessa
forma para redimir seus erros passados, outros, são espíritos evoluídos que
escolheram ajudar e continuar sua evolução atendendo e orientando as pessoas e combatendo o mau. Assim, quem diz que os Exus são demônios,
na concepção de que são ruins, ou espí­ritos sem luz, baixos, não sabe o que estão dizendo, ou não conhecem a história de cada Exu, os porquês de seus rituais, seu modo de trabalho ou sua missão.
Não se julga um livro por sua capa ou a pessoa pela sua aparência.
Em seus trabalhos Exu corta demandas,
desfaz trabalhos e feitiços e magia negra, feitos por espíritos malignos. Ajudam
nos descarregos retirando os encostos e espíritos obsessores e os encaminhando para luz ou para que possam cumprir suas penas em outros lugares do astral inferior.
Exu as Vezes temido, as vezes amado, mas sempre
alegre, honesto e combatente da maldade no mundo.

5 comentários:

  1. Sabe-se que eles são justos, na realidade são os "homens" matéria que não prestam, as pessoas são tão invejosas que vivem desejando o mau para seu próximo. E os que são ignorantes chama o Exú de demônio... quem é o demônio na realidade? o próprio homem com suas ambiçoes, invejas e maldades.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Alessandra Valença, tenho 33 anos e moro no Rio Grande do Sul, minha amiga Sandra me cedeu este espaço para que eu colocasse meu depoimento, conheci este blog através dela. Meu saco foi que meu marido depois de 6 anos de casamento ficou frio comigo ao ponto de não nos entendemos mais nem para conversar e tudo isso em apenas um mês.
    Cheguei do trabalho um dia e ele havia me deixado, fiquei sem chão e sem saber o que fazer e entrei em depressão, pois, o amava e amo demais.
    Sendo assim procurei ajuda em alguns lugares e não consegui trazê-lo de volta, procurei ele para conversarmos, mas ele parecia ter ódio de mim e mesmo dizendo que também me amava não iria voltar simplesmente.
    Fiquei sabendo por amigos em comum que ele já estava com outra mulher, Meu mundo desabou, mas por uma sorte divina encontrei o site de Exu Tranca Ruas e fiz uma consulta.
    Fique sabendo através desta consulta que nos tinha sido feito um feitiço de separação e que devia realizar com urgência uma magia para solucionar este problema e que Exu Tranca Ruas iria me ajudar.
    Não pensei duas vezes enchi meu coração de força e coragem e realizei a magia indicada e em pouco tempo meu marido voltou para casa arrependido e me amando muito mais.
    Hoje estamos juntos e felizes ele é um homem maravilhoso e por isso coloco meu depoimento aqui, pois? O mínimo que posso fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alessandra, por você escolher este espaço para fazer este depoimento. Que bom que deu tudo certo pra vocês, que Oxalá abençoe vocês lhe proporcionando um caminho de prosperidade, paz, amor, energia e muita fé.

      Excluir
  3. Gosto muito desse blog e indico sempre que tenho oportunidade, para as pessoas que conheço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sandra pelo apreço, e pela divulgação. Que Oxalá te ilumine sempre.

      Excluir